A Síndrome de Burnout é uma doença que vem ganhando destaque nos últimos anos. Burnout é uma palavra inglesa que significa algo que deixou de funcionar por exaustão, que queimou de fora para dentro. No Brasil, ela também é conhecida por Síndrome do Esgotamento Profissional.
Trata-se de um distúrbio psíquico caracterizado por um estado crônico de estresse e tensão emocional em decorrência de condições desgastantes de trabalho. São fatores externos relacionados ao ambiente de trabalho que causam a Síndrome de Burnout, por exemplo: cobrança excessiva de resultados, pressão de chefes ou diretores ou até mesmo falta de colaboradores gerando quantidade excessiva de serviços.
É importante ressaltar que, independentemente da idade, qualquer pessoa pode ser afetada por essa síndrome, que causa, dentre outros sintomas, crises de ansiedade e casos graves de depressão.
Segundo pesquisa realizada pela ISMA-BR, 30% dos brasileiros economicamente ativos sofrem de burnout, tornando o Brasil o segundo país com a população mais estressada do mundo, ficando atrás apenas do Japão, onde 70% das pessoas sofrem com a doença.
Sintomas
A síndrome causada pelo estresse no trabalho é caracterizada por:
- Cansaço excessivo;
- Dor de cabeça;
- Insônia;
- Dificuldade de concentração;
- Constantes pensamentos negativos;
- Mudanças de humor;
- Problemas gastrointestinais.
Fonte: ABMT
O que fazer para controlar os sintomas?
- Pratique atividades físicas regularmente;
- Converse com seu gestor e negocie prazos e períodos de trabalho;
- Inclua na rotina atividades de lazer.
- Monitore os sintomas e busque tratamento!O que empresas podem fazer para evitar o burnout?
Adotar medidas que proporcionem o bem-estar dos colaboradores e que contribuam para tornar o ambiente de trabalho um lugar mais agradável. Como exemplos, temos: o day off (dia de folga), home office, maior flexibilização de horários, mais diálogos e recompensas, dentre outros. Importante destacar que a valorização e o incentivo dos colaboradores também são formas de evitar que aconteça o esgotamento.