Você sabia que as cores podem ser grandes aliadas ao bem-estar na decoração da sua casa? De acordo com a cromoterapia, pseudociência que estuda as cores e as aplica de forma terapêutica, cada uma das sete cores do arco-íris possui um sentido que pode influenciar positiva ou negativamente o nosso humor.
Os tratamentos com a cromoterapia utilizam as ondas emitidas pelas cores com o objetivo de melhorar o equilíbrio entre corpo e mente. Nesse sentido, as cores são capazes de gerar sensações de tranquilidade e usadas como práticas complementares para melhorar sintomas de doenças como a depressão, insônia, hipertensão e diabetes.
Com base nisso, arquitetos e decoradores passaram a utilizar a cromoterapia na decoração de ambientes, analisando com cuidado a representatividade das cores e as combinações feitas entre elas, uma vez que podem contribuir para a saúde, equilíbrio e influenciar o comportamento dos donos da casa.
No livro O Poder das Cores, Marcelo Syring explica que as cores têm propriedades terapêuticas capazes de nos energizar após um dia cheio de tarefas e até mesmo proporcionar equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Assim, utilizar técnicas de cromoterapia na decoração de ambientes através de objetos e flores pode trazer grandes benefícios aos moradores.
É importante ressaltar que as cores também podem agir de forma contrária, por exemplo, tons de vermelho e laranja não devem ser usados por pessoas com febre ou que estejam muito nervosas, já que intensificam estes sintomas.
As cores quentes são intensas e indicadas para lugares com mais interação, enquanto cores frias são mais calmas e servem para criar ambientes mais relaxantes.
Entenda o que cada cor representa:
- Verde: ajuda a acalmar os sentidos, restaurar o equilíbrio e o bem-estar físico e mental. Na cromoterapia, a cor verde estimula o sistema imunológico e combate doenças infecciosas.
- Violeta: ligado à espiritualidade e harmonia. Na cromoterapia, o violeta é a cor que transforma energias negativas em positivas, é a cor da purificação.
- Amarelo: estimula o intelecto, o raciocínio e favorece a memória. Na cromoterapia, ela contribui para a melhora do humor e criatividade, além de estimular o relacionamento interpessoal de pessoas introvertidas.
- Laranja: tem grande poder energético. Aumenta a sensação de bem-estar, autoestima e disposição. Na cromoterapia, a cor laranja estimula a comunicação e é muito utilizada no tratamento da depressão.
- Azul: tem propriedades calmantes e relaxantes. Na cromoterapia, a cor azul é utilizada para tratamento de insônia ou relacionados ao estresse, trazendo tranquilidade ao organismo.
- Vermelho: é estimulante e aumenta a energia. Na cromoterapia, a cor vermelha estimula relacionamentos afetivos e ativa a circulação sanguínea, restabelecendo a vitalidade.
Invista na cromoterapia para criar um espaço ainda mais especial, aconchegante e que transmita tudo aquilo que você deseja. Com a intenção certa você pode adicionar as cores em elementos diferentes e trazer benefícios a todos na sua casa.